Sobre

O LabGim - Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias - é um laboratório de pesquisa científica que tem como objetivo geral promover saberes que estejam coordenados com propostas efetivas de impacto social. 

 

Sua missão é melhorar a comunicação nas infâncias, ancorado nos seguintes fundamentos:

O reconhecimento

do ponto de vista

da criança

PREMISSA

Sociologia

da Infância

BASE TEÓRICA

Pesquisa-Ação

RECURSO METODOLÓGICO

Geração de soluções transdisciplinares

HORIZONTE DE RESULTADOS

Idealizado e coordenado pela Pesquisadora Profª. Drª. Juliana Tonin, do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos/ PUCRS, LabGim é fomentado pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança do Adolescente e sediado pela Fundação Irmão José Otão. O LabGim atua com crianças que participam das Escolas e Unidades Sociais da Rede Marista, bem como com crianças que fazem parte de outras instituições apoiadas pela Rede. Integra a Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria).  

 
 

História

O LabGim nasceu em 15 de maio de 2019, quando formalizada a parceria entre o Grupo de Pesquisa Infâncias, Comunicação e Imaginários (GimPesquisa / CNPq), o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Fundação Irmão José Otão (Fijo). Alinhados aos propósitos de atender a população infantil (0 - 18 anos), mobilizam um projeto de pesquisa conjunto, intitulado “Educar pela pesquisa, promovendo a autonomia na infância e adolescência”.

 

Com sede fixa operante a partir de agosto de 2019, LabGim concretizou diversas ações até o final daquele seu primeiro semestre: incursões para compreensão dos diversos campos de pesquisa; testagem de fundamentação teórica em dinâmicas com crianças; compartilhamento de testagens em Missão de Internacionalização sobre Sociologia da Infância (PUCRS - Print).

 

Para os anos de 2020 - 2022 atuará nos pilares Pesquisa, Ação, Internacionalização, buscando se consolidar como modelo de referência em Pesquisa-Ação de Comunicação nas Infâncias em contexto Nacional e Internacional.

Em 2021, passou a integrar a Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria), que reúne pesquisadores do Brasil e de Portugal que trabalham com a temática das infâncias no campo da Comunicação. 

 

Origem do Nome 

LabGim surgiu da união dos termos  Laboratório de Pesquisa + Gim. 

Laboratório de Pesquisa, em geral, é uma “estrutura organizacional de pesquisa vinculada a uma Unidade Universitária, em espaço físico determinado, composta de equipamentos e de recursos humanos e materiais adequados à realização de projetos de pesquisa que exijam o desenvolvimento de experimentos, testes, procedimentos controlados de pesquisa, criação e produção científica e tecnológica” (PUCRS, Estruturas de Pesquisa).  

A sigla Gim nasceu em agosto de 2012 para representar o primeiro Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq liderado pela Profª. Drª. Juliana Tonin. Significando, à época, Grupo Imagem e Imaginários, rapidamente ganhou força como uma marca que, além de simples e sonora, representava diretamente um eixo de pesquisa,  uma forma de trabalho e todos os afetos que se originavam a partir das conexões que promovia.

Até 2016, foi um Grupo que se dedicou à pesquisa e produção de conteúdos relacionados aos estudos do Imaginário, em seus mais diferentes desdobramentos teórico-metodológicos. 

Com o início do projeto de Pesquisa Comunicação e Infância e o desenvolvimento do pós-doutorado no campo da Sociologia da Infância pela a Profª. Drª. Juliana Tonin, o grupo migrou, ao final de 2018, para Grupo de Pesquisa Infâncias, Comunicação e Imaginários (GimPesquisa), do qual fazem parte, exclusivamente, alunos em formação de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior.

Esse reconhecimento da dimensão afetiva intrínseca à marca Gim representa um importante acolhimento de toda trajetória do Grupo, uma valorização da identificação que promove junto aos seus integrantes, e, sem dúvida, uma homenagem especial aos pesquisadores do imaginário, que se aventuram a vasculhar o simbólico, a adentrar nas atmosferas societais intangíveis, a identificar o sensível em meio aos cotidianos, e que aceitam o desafio de epifanizar os mistérios.

 
  • Twitter - círculo cinza

Redes Sociais

Twitter

CoruGim

Da união dos valores da sabedoria, da observação, da atenção, da capacidade de estar de olhos despertos para aspectos noturnos de nossas existências à necessidade de conexão com as crianças através da ludicidade, nasceu, em 9 de junho de 2019, CoruGim. 

 

Uma coruja de tecido, 1m de altura, pronta para viver qualquer desafio e disponível para ser brincada como melhor convier ao momento e às crianças. Nessa sua ainda curta história, CoruGim já foi travesseiro, cama, pula-pula, companheiro de cinema, de viagens, confidente, ganhou vida própria e independente. Já se aventurou a passar dias e dias longe do Laboratório, levado por turmas de crianças, sempre explorando e se renovando. Até vestido já apareceu de volta. 

 

Adesivos, figurinhas, versão para colorir, de diferentes formas CoruGim se oferece como essencial ferramenta de vinculação entre as crianças e os pesquisadores.