Favicon Corugim.png
Fala CoruGim logo.png
  • LabGim

LABGIM PRESENTE NO INTERCOM 2021


Crédito da foto: Apresentações nos GPs. Arquivo pessoal dos participantes.

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim) participaram no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado de 4 a 9 de outubro de 2021, de forma remota. Três artigos foram apresentados em diálogo com as pesquisas realizadas no laboratório.


No dia 04 de outubro, o mestrando Ícaro Matos Kropidloski apresentou o texto "Gênero nas telinhas: diferentes formas de representar dissidências de gênero e sexualidade em desenhos animados infantis" no Grupo de Pesquisas (GP) “Estudos de Televisão e Televisualidades”, durante a Sessão “Televisualidades e Gênero”.


"Foi uma mesa de muitas trocas, que dialoga com questões da minha pesquisa, em especial na temática de gênero em desenhos animados, encontrei trabalhos complementares. As participações nos eventos são sempre ótimas oportunidades de se conectar com pesquisadores de diferentes universidades e conhecer outros estudos na nossa área, assim como divulgar os trabalhos que realizamos na nossa linha de pesquisa no LabGim".

Ícaro Matos Kropidloski - mestrando


A doutoranda Sue Gotardo participou no dia 05 de outubro do GP “Comunicação para a Cidadania”, no qual coordenou a sessão “Comunicação para a Cidadania e as lutas de gênero, feminismos e LGBTQIA+”, apresentando o artigo "Fique em Casa: Uma Análise Sobre a Cobertura da Violência Doméstica Durante a Pandemia", tema inserido em sua tese. Sue também participou pela primeira vez como avaliadora dos trabalhos.


"Participar destes processos do Intercom neste ano foi uma experiência muito relevante, pois compartilhei com outros pesquisadores nossas inquietações enquanto laboratório. Todos os trabalhos da minha sessão traziam discussões pertinentes que também versam a minha pesquisa. Na coordenação da mesa, pude propor debates e reflexões sobre temáticas relacionadas às infâncias, como violência sexual com crianças e adolescentes".

Sue Gotardo - doutoranda


Finalizando as exposições, a mestranda Rafaela Bertuzzo apresentou no dia 08 de outubro, o texto "A cidade de Gramado/RS e a construção de sentidos" no GP “Geografias da Comunicação”, na sessão “A cidade nos estudos de geografias da comunicação”.


"Apresentar no Intercom é sempre único e especial. O GP Geografias da Comunicação proporcionou debates que mostram a importância da cidade como espaço de construção de sentidos e manifestações sociais. A aproximação com pesquisadores da área em todo o Brasil permite criar laços e conexões, tornando a experiência da pesquisa ainda mais enriquecedora".

Rafaela Bertuzzo - mestranda


Além das apresentações de artigos, a mestranda Victória Stephanie Duarte da Silva também participou do evento como debatedora no Intercom Júnior, voltado para os trabalhos de graduação. Ela participou pela segunda vez do grupo “Comunicação, Espaço e Cidadania”, nas sessões “Comunicação em tempos de pandemia” e “Mídia, Jornalismo e Cidadania”.


"Pra mim, foi uma honra participar pelo segundo ano como debatedora no Intercom Júnior. Foi um desafio, por ser duas temáticas diferentes do ano passado, com um número maior de trabalhos a serem avaliados. A troca de ideias com os participantes me agregou muito como profissional da área da comunicação e trouxe interfaces com minha dissertação nas reflexões sobre imagens técnicas e midiáticas".

Victória Stephanie Duarte da Silva - mestranda


Em breve, a Intercom estará disponibilizando o acesso aos artigos apresentados nos anais do evento.




Texto: Anderson dos Santos Machado.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo