Favicon Corugim.png
Fala CoruGim logo.png
  • LabGim

LabGim participa da 2ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil



O Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias participa no dia 28 de maio da 2ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil, promovida pelo Centro Marista de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede.


O evento será online (pela plataforma zoom), realizado das 08:30 às 10:30. Desta forma, a sua programação privilegia aliados essenciais para lutar contra essa séria e grave violação de direitos humanos.


O evento marca as atividades durante o mês de maio em prol do combate à violência sexual infantojuvenil, sendo o dia 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. A 2a. Conferência, que visa a debater processos referentes ao tema, foi idealizada para gestores, educadores, Irmãos Maristas e convidados externos. E, dispõe de reflexões sobre a temática guiadas por uma médica e uma psicóloga que atuam e pesquisam na linha do combate à violência sexual infantojuvenil; e, um professor que atua e pesquisa na linha de psicologia social e saúde.


Confira abaixo a programação do evento:


Painel: Espaços Educativos como Ambiente de Prevenção à Violência Sexual - mediadora Dra. Gibsi Rocha.

Médica Psiquiatra, com Mestrado em Clínica Médica, residência em Psiquiatria pela State University of New York, e Fellowship em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Mount Sinai School of Medicine. Atua no Hospital São Lucas e é professora na PUCRS. Possui experiência com psiquiatria na adolescência e na infância, abuso sexual e maus tratos.


Reflexão: Estratégias e Metodologias de Prevenção à Violência Sexual nos ambientes educativos, com o Dr. Ângelo Costa (PUCRS).

Professor na Pós-Graduação em Psicologia e em Ciências Sociais da PUCRS, atuou como consultor na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e na Unesco. Foi o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS), e desenvolve pesquisas sobre psicologia social e saúde.


Reflexão: Professores/as e Colaboradores/as como agentes de Prevenção ao Abuso Sexual: metodologias de avaliação e intervenção, com Dra. Jane Felipe (UFRGS).

Psicóloga, com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Cultura Visual pela Universidad de Barcelona. Atua na Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRGS, na linha Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Coordena a pesquisa: Ignorar para acobertar, ou informar para proteger? Scripts de gênero e sexualidade na prevenção das violências contra crianças.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo