Favicon Corugim.png
Fala CoruGim logo.png
  • LabGim

LabGim é apresentado em reunião da RECRIA


Crédito da foto: composição de imagens Plataforma Google Meet.

As ações do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim) foram compartilhadas durante a segunda reunião de integração da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (RECRIA). Durante o encontro remoto, realizado em 03 de dezembro de 2021, a Profª. Drª Juliana Tonin, coordenadora do LabGim, apresentou os projetos desenvolvidos como a pesquisa Comunicação e Infância, que está produzindo um acervo de teses, dissertações e artigos científicos no campo da Comunicação de 1970 a 2020 (a ser disponibilizado em breve).


Juliana Tonin também apresentou o projeto “Educar pela Pesquisa: promovendo a autonomia na infância e adolescência” e as ações realizadas por meio de pesquisa-ação junto a parceiros como a Fundação Irmão José Otão e o Centro Marista de Promoção aos Direitos da Criança e do Adolescente, junto a escolas e unidades sociais da Rede Marista, bem como em uma escola privada de Porto Alegre, durante o período de pandemia. Iniciativas que renderam a produção de artigos científicos: “Eu sou um herói de ganhar a vida que nem hoje”: distanciamento social, escola mediada e a experiência da criança” (publicado em 2021) e “2020‌ ‌nas‌ ‌telas:‌ Escola‌ ‌online‌ ‌para‌ ‌crianças‌ ‌em‌ ‌fase‌ ‌de‌ ‌alfabetização‌” (publicado no repositório preprint Scielo).


Para março de 2022, está previsto o lançamento de um livro com capítulos resultantes de pesquisas no laboratório, como o texto sobre a primeira experiência de campo do LabGim, em que crianças foram convidadas a participar de uma pesquisa-ação sobre o Dia das Crianças, descrita no capítulo “Parole d’enfant: Notas sobre a voz das crianças no campo das escolhas dos adultos”, produzido por Tonin. O livro é composto ainda por capítulos com resultados de teses e dissertações produzidas no laboratório.


Durante a apresentação para a RECRIA, os integrantes e egressos do LabGim também puderam apresentar brevemente suas pesquisas em desenvolvimento ou já concluídas.

Além do LabGim, apresentaram suas atividades os grupos de pesquisa: LabGRIM (UFC); Animamidia (UFF); CICS.NOVA (Portugal); PHiNC (UFPE) e Ponto – Afetos, Gêneros, Narrativas (UFOP), que destacaram suas produções em pesquisas no campo da Comunicação e Infância, nos mais diferentes enfoques, como mídia e consumo, gênero, audiovisuais e jornalismo.


Também compõem a RECRIA, os grupos Criança na Mídia (Universidade Feevale); Epistemologia do diálogo social (ECA-USP); ESC - Ética na Sociedade de Consumo (UFF); NUPEJOR – Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (UFRGS); OPSlab – Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (UFMT); Sociedade mediatizada: processos, tecnologia e linguagem (PUC – Campinas), cujas apresentações foram realizadas no dia 29 de outubro.





Texto: Anderson dos Santos Machado.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo