Favicon Corugim.png
Fala CoruGim logo.png
  • LabGim

Intercom premia trabalho de Comunicação e Infância



O doutorando Anderson dos Santos Machado, orientando da Profª. Drª. Juliana Tonin e integrante do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim), conquistou o 3º lugar no Prêmio Freitas Nobre com o artigo “Criança e Más Notícias: aproximações ao imaginário da saúde sobre a comunicação no cotidiano do cuidado”.

A distinção foi anunciada em cerimônia realizada no Congresso Nacional da Intercom, no dia 09 de dezembro de 2020, em sessão online, em virtude da pandemia. A entidade científica congrega os pesquisadores do campo da Comunicação no Brasil.

O texto faz uma aproximação entre discussões científicas na área da Saúde sobre comunicação de más notícias, dando destaque aos aspectos comunicacionais que emergem da interação no cuidado com as crianças doentes.

O trabalho apresentado no Grupo de Pesquisa Comunicação Imagens e Imaginários foi selecionado pelos coordenadores de grupos de pesquisa e por júri especializado entre todos trabalhos apresentados no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela Intercom em setembro de 2019, em Belém - PA. Uma nova avaliação entre os finalistas foi realizada no Colóquio Acadêmico 2020, realizada de forma remota, para definição da premiação final.


O doutorando Anderson Machado, que trabalha esse tema em sua tese, destacou a distinção à interdisciplinariedade: “Agradeço pela distinção, é um reconhecimento da temática da Comunicação nas Infâncias que realizamos no LabGim. Esse trabalho trouxe interfaces entre Comunicação e Saúde e permitiu abordar aspectos comunicacionais do cuidado em saúde e a participação das crianças nas interações sociais”.


Além do prêmio Freitas Nobre, a Intercom também divulgou os prêmios estudantis Vera Giangrande (graduação) e Francisco Morel (mestrado).


Confira o trabalho premiado nos anais do evento:

https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1819-1.pdf


Fonte: Intercom


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo