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  • LabGim


Na semana do Dia dos Pais, a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista em parceria com o Laboratório de Pesquisa da Comunicação nas Infâncias da PUCRS (LabGim), promove a live “Paternidades em Diálogo”. O evento será transmitido ao vivo na sexta-feira, dia 06 de agosto de 2021, às 19h, no canal da Rede Marista no Youtube.


Os diálogos serão protagonizados pelos professores da PUCRS Hermílio Santos e Mauro Fiterman, com mediação do colaborador marista, Marcos José Broc. A proposta do encontro é abrir espaços para compreensão das diferentes experiências das paternidades, dinamizadas pelo compartilhamento das trajetórias pessoais e profissionais de cada convidado.


Acesse e participe: https://www.youtube.com/watch?v=yDcA8GDAWSE



A pesquisa “2020 nas telas: escola online para crianças em fase de alfabetização”, desenvolvida pela Profa. Dra. Juliana Tonin, pelo Dr. Anderson dos Santos Machado e pela Doutoranda Patrícia Ruas Dias, teve sua submissão aceita no servidor SciELO Preprints, no dia 26 de julho de 2021. A mais recente produção científica do Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim) tem como tema central a alfabetização de crianças por meio da educação online no cenário pandêmico de 2020.


O artigo traz dados, reflexões e análises a respeito de uma pesquisa-ação realizada pelo LabGim em parceria com uma escola privada de Porto Alegre. A metodologia, que prevê a atuação direta dos pesquisadores no campo com intuito de “produzir mudança social a partir de uma ação prática” (p. 4), possibilitou compreender as condições de ensino online entre março e maio de 2020, logo no início da pandemia. A pesquisa-ação buscou atuar na qualificação da experiência de mediação entre as crianças e a escola por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na reestruturação das estratégias de continuidade das aulas. As reflexões sobre a experiência da educação online se mostrou potente quando redimensionada a comunicação, podendo superar perdas e restrições impostas pela pandemia da COVID-19.


O aceite do artigo do LabGim no SciELO Preprints é um importante reconhecimento à qualidade da produção e auxilia a socializar os conhecimentos produzidos nessa pesquisa-ação, possibilitando acesso imediato aos resultados.


O manuscrito pode ser acessado em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2684/4696


  • LabGim


No dia 16 de julho de 2021, foi publicada a obra “Covid-19 e a Comunicação”, livro organizado por Rodrigo Cássio de Oliveira, Daniel Christiano e Eliseu Vieira Machado Júnior, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dentre os 19 capítulos do E-Book, tendo cada um sido produzido por diferentes autores, o Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (LabGim) foi o responsável pelo capítulo 9, intitulado “Eu sou um herói de ganhar a vida que nem hoje”: distanciamento social, escola mediada e a experiência da criança”. Desenvolvido pela Professora Doutora Juliana Tonin, pelo Doutor Anderson dos Santos Machado e pelas Doutorandas Amanda Campos e Patrícia Ruas Dias, a produção integrou a obra trazendo a perspectiva da escola mediada pela modalidade online e sua relação para com a infância.


O capítulo busca sinalizar quatro caminhos de reflexão sobre as formas pelas quais as mediações tecnológicas podem configurar a experiência escolar da criança no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para isso, constituiu o corpus de análise o caso de uma criança de sete anos, estudante do ensino fundamental de uma escola privada de Porto Alegre, acompanhada diariamente através de uma intenção etnográfica em 2020. A Sociologia da Infância atuou como premissa para o entendimento da narrativa da criança, buscando tecer como ela participa do cenário educacional mediado pelas tecnologias digitais durante a pandemia.


“Em pouco tempo, a Covid-19 se tornou um ponto de inflexão, uma intercessão que afetou praticamente todos os povos do planeta” (p. 9). Essa frase, contida na apresentação do livro, explica a fragilidade deste momento que vivemos, o qual ficará marcado na história do mundo. Cada pessoa, em sua individualidade, sentiu os efeitos da pandemia de uma forma diferente, mas a verdade irrefutável é que as nossas vidas mudaram. Se colocada em perspectiva, entre as diferentes gerações, aqueles mais impactantemente afetados foram as crianças e os adolescentes, ambos em idade escolar. De um dia para o outro, crianças em fase de alfabetização precisaram ser tutoradas pelos pais, que tiveram a necessidade de assumir uma tarefa para a qual não estavam preparados. Ao mesmo tempo, brincar com os amigos, correr com liberdade, ir a festas e interagir socialmente foram práticas fundamentais ao desenvolvimento e equilíbrio imediatamente cortadas. “Benjamin (1984, 1994) valoriza a ação da criança ao compreender o conhecimento obtido pelos sujeitos em sua observação do mundo a partir da noção de experiência, sempre nova e única, como se faz toda incursão da criança em suas descobertas” (TONIN et al., 2021, p. 231), de forma que, como destacam aqui os pesquisadores do LabGim em sua reflexão, a descoberta é parte ativa do desenvolvimento escolar e pessoal. Por serem majoritariamente integrantes de uma vida vivenciada no meio social, portanto, crianças e adolescentes tiveram seu curso “natural” de vida e de educação fortemente afetados pelo Coronavírus.


A publicação, realizada por esse recorte de pesquisadores do Laboratório, é portanto relevante como ferramenta criadora de um espaço para desenvolvimento de pensamento crítico por parte do leitor em relação à educação na infância e suas particularidades. É também papel da pesquisa incentivar o diálogo e a aprendizagem, de forma que o LabGim propõe uma oportunidade de reflexão pela pesquisa.


O e-book pode ser acessado em: https://cegraf.ufg.br/p/33348-cegraf-ufg