Dissertações

2016

Leide Silva Oliveira Alves

Jornalismo e discursos: as construções enunciativas sobre infâncias em jornais impressos do Maranhão

Ronney Argolo Ferreira

Quem não curte, compartilha: o diário de classe e a construção midiática sobre a participação política de crianças e adolescentes

João Victor Melo Sales

O menino sebosinho: a estratégica representação de infância na página Suricate Sebos

Taísa de Carvalho Siqueira

Nova infância, novos clássicos: adaptação e profanação do dispositivo conto clássico infantil

Milena Gomes Coutinho Pereira

A nova face da moeda: A criança na publicidade do setor financeiro da revista Veja

Monik Costa Florian Lelis

Construindo o consumidor mirim: a utilização de desenhos animados e filmes como estratégia de consumo infantil

Marina Tranquilin

A Família Homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética

Erica Alana Alexandre

Imagens da Infância Pós-Moderna: Um Estudo de caso da marca Monster High

Rodrigo André da Costa Graça

Inimigos e infantes a inadaptação infantil a partir da reflexão de um discurso monológico

2015

Flávio Leite Dantas de Rezende

Facebook ativismo de solidariedade no Grupo de Apoio à Criança com Câncer

 

Luciana Correa Bolzani

Eu tenho “insta”; Infâncias, consumo e redes sociais: os usos e apropriações do aplicativo Instagram por crianças na cidade de São Paulo

Ana Carolina de Lima Pinto

Criança, consumo e publicidade: análise dos anúncios veiculados pelo canal Discovery Kids Brasil

Fernanda Idalino Fernandes

O consumidor do futuro: a ação da publicidade e da propaganda televisiva sobre o público infantil

Amanda Yara Generozo

Produção de sentidos na infância: mediações na recepção da série de animação Doug Funnie

Alana Nogueira Volpato

A infância representada nas charges da imprensa sindical

2014

Avelina Oliveira de Castro

“Crias do abuso na Amazônia”: os (ab)usos discursivos da imprensa paraense na cobertura de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Inara de Amorim Rosas

Cinema, crianças e ditadura: a personagem infantil como estratégia narrativa nos filmes Kamchatka e o Ano em que meus pais saíram de férias  

Maria Clara Sidou Monteiro

Leituras de jovens sobre a publicidade e sua influência nas práticas de consumo na infância e na idade adulta

Brenda Lyra Guedes

Publicidade e Infância: Representações e Discursos em uma Arena de Disputas de Discursos

Jaqueline Sobral Mesquita Martins

Você gosta de alguém? Representações de amor, erotismo e sexo construídas por crianças em contextos populares a partir da cultura midiática

Giuliano Jorge Magalhães da Silva

Entre Telas e Histórias: o cinema e o audiovisual infantil brasileiro

Cinira Baader

Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças

Kátia Balduino de Souza

A Mídia e o Impacto dos Professores Infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência.


Mar­lene Fer­reira Royer
Revista Sesinho e o dis­curso do SESI para a infân­cia: a apro­pri­ação da lin­guagem dos quadrin­hos no âmbito da comu­ni­cação institucional

Tássia Ruiz
Relação texto-imagem: a resposta de crianças com deficiência visual ao livro ilustrado contemporâneo

Giovana Montes Celinski

Revista Ciência Hoje das Crianças: um estudo sobre potencialidades e fragilidades educativas da comunicação da ciência no âmbito escolar


Emilene da Conceição Novak

A mídia digital e a relação com a criança da educação infantil: percepções dos professores sobre interatividade e processos comunicacionais

Luiza Lages de Souza Ramos

Telescópios Narrativos: a Tessitura da Astronomia nas Revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Superinteressante (indisponível no repositório) 

 

2013

Dayanne Pereira da Silva

Construção da Violência Sexual Infanto-Juvenil em Webnotícias: um estudo de caso no G1 e na Folha.com (2007-2011).

Thiago Menezes de Oliveira

Infância, construções de si e agenciamentos de sem terrinhas mediados pela relação com os desenhos animados

Fernanda Cintra de Paula

Muito antes da marca: relações entre a recepção de publicidade e o consumo de alimentos por crianças de classes populares

Andrei Alberto Muzel

Comunicação e infância: um estudo sobre a produção cultural na Educação Infantil

Danuza Pessoa Polistchuk

Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas presentes nos jingles infantis

Pâmela Caroline Stocker

Comunicação organizacional e ethos discursivo : representações de infância em anúncios de bancos veiculados na revista Veja (1968-2011)

2012

Antônio Carlos do Amaral Barbosa

Publicidade e Infância: a pragmática da persuasão

Martha Terenezzo

Comunicação, Consumo e Juventude: Mapeamento de Dissertações Brasileiras de 2005 a 2009

Tatiana de Bruyn Ferraz Teixeira

Corpo, consumo e espetáculo – Mídia e comportamento de crianças e adolescentes nos textos de Rosely Sayão

Dorama de Miranda Carvalho

A relação dos pré-adolescentes com a mídia de entretenimento – um estudo de caso sobre a Comunicação com as crianças e a compreensão dos desafios de comunicação com esse público

Ana Carolina Silveira Fonseca

Entre a Realidade dos Fenômenos e a Invisibilidade dos Casos, um Texto Profético: o Boletim "Prioridade Absoluta e a Escrita Jornalística dos Direitos da Criança e do Adolescente em uma Mídia Informativa feita em Casa"

Letizia Osorio Nicoli

A expressão da criança no documentário "Promessas de um novo mundo": um estudo de caso

Rosângela Gisoldi Orlandi

A Representação social da criança em anúncios de moda na revista Vogue Kids Brasil

Deborah Fernandes Carvalho

Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar

Aldenora Moraes de Oliveira Paula

Discurso, Mídia, Representação: a abordagem do Correio Braziliense sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes

Halina Paganelli Silva

Pragmática da comunicação: uma análise do politicamente correto na literatura infantil

Danuta de Cássia Leite Leão

Infância e Consumo nas Plataformas Digitais: Uma Análise do Club Penguin (indisponível no repositório)

2011

Tiago Pereira Andrade

Representações midiáticas e idealizações sobre juventude e consumo: os sentidos do discurso na Revista Veja

Fabiana Parra de Lazzari

A voz e a vez do jovem: o imaginário de juventude na publicidade brasileira 

Renata Cristina de Oliveira Tomaz

Da Negação da Infância à Invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea

Josaías Cardoso Ribeiro Júnior

Calvin e Hobbes contra o mundo : reflexões sobre a obra de Bill Waterson

Eliziane Consolação Lara

Entre casos comoventes e noticiário cotidiano: (in)visibilidades engendradas pela cobertura da violência contra crianças e adolescentes em três jornais mineiros (indisponível no repositório) 

2010

Elaine Colombo Macri

A interferência dos meios comunicacionais visuais no processo de comunicação entre crianças surdas e professores ouvintes

Joelma da Silva Oliveira

A construção do conceito de criança e adolescente no Jornal impresso de João Pessoa


Davius da Costa Ribeiro Sampaio

Os relatórios do Unicef segundo o olhar jornalístico

Bruno Gonçalves Canato

A marca e o elemento lúdico: uma análise de sites para o público infantil


Maria Julianna Formiga Moura Sinval

O X da questão: o fenômeno Xuxa e a construção das crianças com o X

Pablo José Assolini

O Mundo encantado da comunicação direcionada às crianças: o outro lado das redes de fast food

Mario Augusto Mancuso Jorge

Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil

Marlise Almeida da Silveira

Divulgação científica na Revista Ciência Hoje das crianças


Juliana Doretto

Pequeno leitor de papel: jornalismo infantil na Folhinha e no Estadinho

Thiana Orth

As contribuições da comunicação comunitária para processos de mobilização social : o caso da rede de atendimento à criança e ao adolescente da Lomba do Pinheiro

2009
Vinicius Cerqueira
Jornalismo e exclusão social - Análise comparativa nas coberturas sobre crianças e adolescentes

João Francisco de Lemos

A Geração Digital na Mídia: juventude, tecnologia e subjetividade

Sônia Barreto de Novaes Paschoal

Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização

Cristiane Oliveira Reimberg
Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo

Carla Daniela Rabelo Rodrigues

Perto do alcance das crianças - O papel dos personagens em propagandas de produtos de limpeza

Luiz Alberto Serenini Prado

A criança, o jovem e sua permanente busca de identidades em tempos de novos meios e pós-modernidade

 

 Lillian Bento de Souza

A cobertura do caso Calabresi na mídia impressa e o conflito entre o infante exposto e o sujeito de direitos

Ana Paula Albrecht Schifino

Comunicação e poder : uma leitura semiológica da campanha institucional RBS "O amor é a melhor herança. Cuide das crianças"

Márcia Almeida Anselmo

A representação das práticas socioculturais de crianças e adolescentes do jornal Boca de Rua: a experiência do boquinha

Ricardo de Souza Gouveia

Personagens infantis do cinema na propaganda: uma estratégia na comunicação ao pequeno consumidor (indisponível no repositório) 

2008

Cristiane Félix dos Santos

O agendamento do jornalismo: Um estudo de caso sobre a infância e a adolescência em Pernambuco

Gabriela Goulart Mora

O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística como estratégia de agendamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na imprensa brasileira 

Robson Dias

A influência do prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o profissional de jornalismo : um estudo de caso

 

Angela Maria Farah

As representações visuais da criança na imprensa: uma análise dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo (indisponível no repositório)

2007

Juliano Cappi

Cantos e encantos: os rumos da história da mídia sonora para crianças no Brasil

Ecila Lira de Lima Mabelini

As estruturas semio-narrativas dos contos de fada e maravilhosos no sincretismo verbo-visual do livro infantil


Danila Gentil Rodrigues Cal
Entre o privado e o público: contextos comunicativos, deliberação e trabalho infantil doméstico

Aline Fernanda Lima

O jornal da pastoral da criança como instrumento de promoção da cidadania 

Angélica Helena Santini Montes Gallego

Criança Esperança – a comunicação e marketing da Rede Globo

Lidiane Campos Britto

A comunicação e o mercado editorial infantil brasileiro na década de 1990

Lauren Ferreira Colvara

A TV e os vários olhares da criança

Edson Gardin

A Produção Televisiva Infantil - Discovery Kids Brasil - Programa Lazytown 

Renato Tavares Júnior

Educomunicação e expressão comunicativa: a produção radiofônica de crianças e jovens no projeto Educom.rádio

Angélica Helena Santini Montes Gallego

Criança Esperança – a comunicação e marketing da Rede Globo (indisponível no repositório) 

2006

Hamilton Dertonio 

A poética da mídia impressa para o público infantil: um estudo de caso da revista Recreio

Luciana Gontijo

O discurso dos Doutores da Alegria: análise semiótica das estratégias comunicativas junto ao público infantil


Vanessa Campos
Querer, poder e conseguir: O processo de socialização para o consumo: o caso Xuxa

Renata Boutin

Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja

Pedro Luiz Padovini

TV, Lobato e o Ato da Leitura: a mediação dos sentidos através da narrativa ficcional brasileira

2005

Carla de Oliveira Tozo

O papel da divulgação cientifica na formação das crianças: a experiência da Estação Ciência

Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

"Ilha Rá Tim Bum": Abordagem semiótica por uma TV Educativa

Rose Mara Gozzi Carnelosso

Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil

Willian Silva Bonfim

O Papel das Fontes na Construção da Notícia: O Agendamento do Tema Trabalho Infantil Doméstico no Jornalismo Impresso Brasileiro, no ano de 2003 (indisponível no repositório)

2004

Rosana de Araujo Gil

A promoção de vendas e a criança: o pequeno consumidor levado a sério no ponto de venda

Juliana Pires

A ansiedade infantil e a audiência aos programas violentos da televisão (indisponível no repositório)

Juliana Tonin

O imaginário infantil na publicidade contemporânea: a Campanha da RBS “O Amor é a Melhor Herança, Cuide da Criança” (indisponível no repositório)

2003

 Ana Cristina Nogueira de Carvalho

A comunicação visual nas embalagens para produtos infantis (indisponível no repositório) 

2002

Andréa Mesquita de Resende

Um olhar sobre o sequestro da produção de imagens na Infância

Flavio Roberto Meurer

Gente inocente!? e a transformação da criança em atração midiática : um programa de TV como mediação da crise da infância

2001

Ademir Pereira da Cruz Júnior

Comunicação em saúde pública – o caso Viva Criança (indisponível no repositório) 

2000

Lara Maria

50 anos de televisão: um inventário da programação infantil (indisponível no repositório) 

Débora Grazziotin Finger Rizzardi

O outro lado da diversão: uma leitura do merchandising direcionada às crianças em programa de televisão ​ (indisponível no repositório) 

1999

Cláudio Márcio Magalhães

O visível e o invisível de um Castelo Imaginário de um Anjo Real – Angélica, Castelo-Rá Tim-Bum e Programas Infanto-Juvenis em Análise pelos Caminhos da Comunicação e Educação (indisponível no repositório) 

1998

Antonia Clarice de Medeiros

A violência no cotidiano das crianças – a televisão e a influência dos super-seres: heróis, heroínas, vilões e vilãs”. (indisponível no repositório) 

1996

Sérgio Sanches Marin

Abrigo para crianças e adolescentes: apreciação de um modelo administrativo, mercadológico e de comunicação (indisponível no repositório) 

1993

Dalys Esther Dixon Silvera

A máquina dos sonhos - imaginários e cotidiano de dois grupos de crianças espectadoras de televisão (estudo de caso) (indisponível no repositório) 

1991

Maria Valéria Damas

A educação especial na intercomunicação com crianças autistas (indisponível no repositório) 

Jelcy Maria Baltazar de Jesus

Como a criança atende o que vê na TV​ (indisponível no repositório)