Dissertações

2016

Leide Silva Oliveira Alves

Jornalismo e discursos: as construções enunciativas sobre infâncias em jornais impressos do Maranhão

Ronney Argolo Ferreira

Quem não curte, compartilha: o diário de classe e a construção midiática sobre a participação política de crianças e adolescentes

João Victor Melo Sales

O menino sebosinho: a estratégica representação de infância na página Suricate Sebos

Taísa de Carvalho Siqueira

Nova infância, novos clássicos: adaptação e profanação do dispositivo conto clássico infantil

Milena Gomes Coutinho Pereira

A nova face da moeda: A criança na publicidade do setor financeiro da revista Veja

Monik Costa Florian Lelis

Construindo o consumidor mirim: a utilização de desenhos animados e filmes como estratégia de consumo infantil

Marina Tranquilin

A Família Homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética

Erica Alana Alexandre

Imagens da Infância Pós-Moderna: Um Estudo de caso da marca Monster High

Rodrigo André da Costa Graça

Inimigos e infantes a inadaptação infantil a partir da reflexão de um discurso monológico

Vânia Mara Vasques Balbino de Souza

O cenário comunicacional do hospital da criança de Brasília José de Alencar sob a perspectiva da comunicação terapêutica (indisponível no repositório)

Andriele Oliveira de Souza

Por dentro da Panamby: reflexão sobre ecossistemas comunicacionais em jogos digitais para crianças autistas

2015

Flávio Leite Dantas de Rezende

Facebook ativismo de solidariedade no Grupo de Apoio à Criança com Câncer

 

Luciana Correa Bolzani

Eu tenho “insta”; Infâncias, consumo e redes sociais: os usos e apropriações do aplicativo Instagram por crianças na cidade de São Paulo

Ana Carolina de Lima Pinto

Criança, consumo e publicidade: análise dos anúncios veiculados pelo canal Discovery Kids Brasil

Fernanda Idalino Fernandes

O consumidor do futuro: a ação da publicidade e da propaganda televisiva sobre o público infantil

Amanda Yara Generozo

Produção de sentidos na infância: mediações na recepção da série de animação Doug Funnie

Alana Nogueira Volpato

A infância representada nas charges da imprensa sindical

Vivianne da Rocha Rodrigues

Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil

2014

Avelina Oliveira de Castro

“Crias do abuso na Amazônia”: os (ab)usos discursivos da imprensa paraense na cobertura de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Inara de Amorim Rosas

Cinema, crianças e ditadura: a personagem infantil como estratégia narrativa nos filmes Kamchatka e o Ano em que meus pais saíram de férias  

Maria Clara Sidou Monteiro

Leituras de jovens sobre a publicidade e sua influência nas práticas de consumo na infância e na idade adulta

Brenda Lyra Guedes

Publicidade e Infância: Representações e Discursos em uma Arena de Disputas de Discursos

Jaqueline Sobral Mesquita Martins

Você gosta de alguém? Representações de amor, erotismo e sexo construídas por crianças em contextos populares a partir da cultura midiática

Giuliano Jorge Magalhães da Silva

Entre Telas e Histórias: o cinema e o audiovisual infantil brasileiro

Cinira Baader

Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças

Kátia Balduino de Souza

A Mídia e o Impacto dos Professores Infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência.


Mar­lene Fer­reira Royer
Revista Sesinho e o dis­curso do SESI para a infân­cia: a apro­pri­ação da lin­guagem dos quadrin­hos no âmbito da comu­ni­cação institucional

Tássia Ruiz
Relação texto-imagem: a resposta de crianças com deficiência visual ao livro ilustrado contemporâneo

Giovana Montes Celinski

Revista Ciência Hoje das Crianças: um estudo sobre potencialidades e fragilidades educativas da comunicação da ciência no âmbito escolar


Emilene da Conceição Novak

A mídia digital e a relação com a criança da educação infantil: percepções dos professores sobre interatividade e processos comunicacionais

Luiza Lages de Souza Ramos

Telescópios Narrativos: a Tessitura da Astronomia nas Revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Superinteressante (indisponível no repositório) 

 

2013

Dayanne Pereira da Silva

Construção da Violência Sexual Infanto-Juvenil em Webnotícias: um estudo de caso no G1 e na Folha.com (2007-2011).

Thiago Menezes de Oliveira

Infância, construções de si e agenciamentos de sem terrinhas mediados pela relação com os desenhos animados

Fernanda Cintra de Paula

Muito antes da marca: relações entre a recepção de publicidade e o consumo de alimentos por crianças de classes populares

Andrei Alberto Muzel

Comunicação e infância: um estudo sobre a produção cultural na Educação Infantil

Danuza Pessoa Polistchuk

Os elementos narrativos simbólicos dos contos de fadas presentes nos jingles infantis

Pâmela Caroline Stocker

Comunicação organizacional e ethos discursivo : representações de infância em anúncios de bancos veiculados na revista Veja (1968-2011)

2012

Antônio Carlos do Amaral Barbosa

A criança e o brinquedo-TV: análise sobre o discurso publicitário direcionado para a infância na Rede Globo de Televisão

Martha Terenezzo

Comunicação, Consumo e Juventude: Mapeamento de Dissertações Brasileiras de 2005 a 2009

Tatiana de Bruyn Ferraz Teixeira

Corpo, consumo e espetáculo – Mídia e comportamento de crianças e adolescentes nos textos de Rosely Sayão

Dorama de Miranda Carvalho

A relação dos pré-adolescentes com a mídia de entretenimento – um estudo de caso sobre a Comunicação com as crianças e a compreensão dos desafios de comunicação com esse público

Ana Carolina Silveira Fonseca

Entre a Realidade dos Fenômenos e a Invisibilidade dos Casos, um Texto Profético: o Boletim "Prioridade Absoluta e a Escrita Jornalística dos Direitos da Criança e do Adolescente em uma Mídia Informativa feita em Casa"

Letizia Osorio Nicoli

A expressão da criança no documentário "Promessas de um novo mundo": um estudo de caso

Rosângela Gisoldi Orlandi

A Representação social da criança em anúncios de moda na revista Vogue Kids Brasil

Deborah Fernandes Carvalho

Meios de comunicação, publicidade e infância: explorando os paradigmas do proibir e do ensinar

Aldenora Moraes de Oliveira Paula

Discurso, Mídia, Representação: a abordagem do Correio Braziliense sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes

Halina Paganelli Silva

Pragmática da comunicação: uma análise do politicamente correto na literatura infantil

Danuta de Cássia Leite Leão

Infância e Consumo nas Plataformas Digitais: Uma Análise do Club Penguin (indisponível no repositório)

2011

Tiago Pereira Andrade

Representações midiáticas e idealizações sobre juventude e consumo: os sentidos do discurso na Revista Veja

Fabiana Parra de Lazzari

A voz e a vez do jovem: o imaginário de juventude na publicidade brasileira 

Renata Cristina de Oliveira Tomaz

Da Negação da Infância à Invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea

Josaías Cardoso Ribeiro Júnior

Calvin e Hobbes contra o mundo : reflexões sobre a obra de Bill Waterson

Eliziane Consolação Lara

Entre casos comoventes e noticiário cotidiano: (in)visibilidades engendradas pela cobertura da violência contra crianças e adolescentes em três jornais mineiros (indisponível no repositório) 

2010

Elaine Colombo Macri

A interferência dos meios comunicacionais visuais no processo de comunicação entre crianças surdas e professores ouvintes

Joelma da Silva Oliveira

A construção do conceito de criança e adolescente no Jornal impresso de João Pessoa


Davius da Costa Ribeiro Sampaio

Os relatórios do Unicef segundo o olhar jornalístico

Bruno Gonçalves Canato

A marca e o elemento lúdico: uma análise de sites para o público infantil


Maria Julianna Formiga Moura Sinval

O X da questão: o fenômeno Xuxa e a construção das crianças com o X

Pablo José Assolini

O Mundo encantado da comunicação direcionada às crianças: o outro lado das redes de fast food

Mario Augusto Mancuso Jorge

Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil

Marlise Almeida da Silveira

Divulgação científica na Revista Ciência Hoje das crianças


Juliana Doretto

Pequeno leitor de papel: jornalismo infantil na Folhinha e no Estadinho

Thiana Orth

As contribuições da comunicação comunitária para processos de mobilização social : o caso da rede de atendimento à criança e ao adolescente da Lomba do Pinheiro

2009
Vinicius Cerqueira
Jornalismo e exclusão social - Análise comparativa nas coberturas sobre crianças e adolescentes

João Francisco de Lemos

A Geração Digital na Mídia: juventude, tecnologia e subjetividade

Sônia Barreto de Novaes Paschoal

Mediação cultural dialógica com crianças e adolescentes: oficinas de leitura e singularização

Cristiane Oliveira Reimberg
Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo

Carla Daniela Rabelo Rodrigues

Perto do alcance das crianças - O papel dos personagens em propagandas de produtos de limpeza

Luiz Alberto Serenini Prado

A criança, o jovem e sua permanente busca de identidades em tempos de novos meios e pós-modernidade

 

 Lillian Bento de Souza

A cobertura do caso Calabresi na mídia impressa e o conflito entre o infante exposto e o sujeito de direitos

Ana Paula Albrecht Schifino

Comunicação e poder : uma leitura semiológica da campanha institucional RBS "O amor é a melhor herança. Cuide das crianças"

Márcia Almeida Anselmo

A representação das práticas socioculturais de crianças e adolescentes do jornal Boca de Rua: a experiência do boquinha

Ricardo de Souza Gouveia

Personagens infantis do cinema na propaganda: uma estratégia na comunicação ao pequeno consumidor (indisponível no repositório) 

2008

Cristiane Félix dos Santos

O agendamento do jornalismo: Um estudo de caso sobre a infância e a adolescência em Pernambuco

Gabriela Goulart Mora

O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística como estratégia de agendamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na imprensa brasileira 

Robson Dias

A influência do prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o profissional de jornalismo : um estudo de caso

 

Angela Maria Farah

As representações visuais da criança na imprensa: uma análise dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo (indisponível no repositório)

Liliane Bernardes Carneiro

Leitura de imagens na literatura infantil: desafios e perspectivas na era da informação

2007

Juliano Cappi

Cantos e encantos: os rumos da história da mídia sonora para crianças no Brasil

Ecila Lira de Lima Mabelini

As estruturas semio-narrativas dos contos de fada e maravilhosos no sincretismo verbo-visual do livro infantil


Danila Gentil Rodrigues Cal
Entre o privado e o público: contextos comunicativos, deliberação e trabalho infantil doméstico

Aline Fernanda Lima

O jornal da pastoral da criança como instrumento de promoção da cidadania 

Lidiane Campos Britto

A comunicação e o mercado editorial infantil brasileiro na década de 1990

Lauren Ferreira Colvara

A TV e os vários olhares da criança

Edson Gardin

A Produção Televisiva Infantil - Discovery Kids Brasil - Programa Lazytown 

Renato Tavares Júnior

Educomunicação e expressão comunicativa: a produção radiofônica de crianças e jovens no projeto Educom.rádio

2006

Hamilton Dertonio 

A poética da mídia impressa para o público infantil: um estudo de caso da revista Recreio

Luciana Gontijo

O discurso dos Doutores da Alegria: análise semiótica das estratégias comunicativas junto ao público infantil


Vanessa Campos
Querer, poder e conseguir: O processo de socialização para o consumo: o caso Xuxa

Renata Boutin

Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja

Pedro Luiz Padovini

TV, Lobato e o Ato da Leitura: a mediação dos sentidos através da narrativa ficcional brasileira

Angélica Helena Santini Montes Gallego

Criança Esperança – a comunicação e marketing da Rede Globo

2005

Carla de Oliveira Tozo

O papel da divulgação cientifica na formação das crianças: a experiência da Estação Ciência

Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

"Ilha Rá Tim Bum": Abordagem semiótica por uma TV Educativa

Rose Mara Gozzi Carnelosso

Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil

Willian Silva Bonfim

O Papel das Fontes na Construção da Notícia: O Agendamento do Tema Trabalho Infantil Doméstico no Jornalismo Impresso Brasileiro, no ano de 2003 (indisponível no repositório)

Inês Maria Saldanha de Matos Neves Lima

Impacto da agenda social no jornalismo brasileiro – Agência de Notícias dos Direitos da Infância: uma experiência exemplar de jornalismo público (indisponível no repositório)

2004

Rosana de Araujo Gil

A promoção de vendas e a criança: o pequeno consumidor levado a sério no ponto de venda

Juliana Pires

A ansiedade infantil e a audiência aos programas violentos da televisão (indisponível no repositório)

Juliana Tonin

O imaginário infantil na publicidade contemporânea: a Campanha da RBS “O Amor é a Melhor Herança, Cuide da Criança” (indisponível no repositório)

2003

 Ana Cristina Nogueira de Carvalho

A comunicação visual nas embalagens para produtos infantis (indisponível no repositório) 

2002

Andréa Mesquita de Resende

Um olhar sobre o sequestro da produção de imagens na Infância

Flavio Roberto Meurer

Gente inocente!? e a transformação da criança em atração midiática : um programa de TV como mediação da crise da infância

Alexandre Silva dos Santos Filho

Comunicação televisual na educação estética das crianças: o vídeo em questão (indisponível no repositório)

2001

Ademir Pereira da Cruz Júnior

Comunicação em saúde pública – o caso Viva Criança (indisponível no repositório) 

2000

Lara Maria

50 anos de televisão: um inventário da programação infantil (indisponível no repositório) 

Débora Grazziotin Finger Rizzardi

O outro lado da diversão: uma leitura do merchandising direcionada às crianças em programa de televisão ​ (indisponível no repositório) 

1999

Cláudio Márcio Magalhães

O visível e o invisível de um Castelo Imaginário de um Anjo Real – Angélica, Castelo-Rá Tim-Bum e Programas Infanto-Juvenis em Análise pelos Caminhos da Comunicação e Educação (indisponível no repositório) 

1998

Antonia Clarice de Medeiros

A violência no cotidiano das crianças – a televisão e a influência dos super-seres: heróis, heroínas, vilões e vilãs”. (indisponível no repositório) 

1996

Sérgio Sanches Marin

Abrigo para crianças e adolescentes: apreciação de um modelo administrativo, mercadológico e de comunicação (indisponível no repositório) 

1993

Dalys Esther Dixon Silvera

A máquina dos sonhos - imaginários e cotidiano de dois grupos de crianças espectadoras de televisão (estudo de caso) (indisponível no repositório) 

1992

Tânia Siqueira Montoro

A tv da Xuxa (indisponível no repositório)

1991

Maria Valéria Damas

A educação especial na intercomunicação com crianças autistas (indisponível no repositório) 

Jelcy Maria Baltazar de Jesus

Como a criança atende o que vê na TV​ (indisponível no repositório)