Teses

 

2020

Natacha Stefanini Canesco 

A animação seriada infantil e os condicionantes dos processos criativos dos gestores nas produtoras independentes brasileiras

Renata Alves de Albuquerque Othon 

Infância, consumo e mídia: um mapa das múltiplas mediações de crianças visibilizadas nas redes sociais on-line

Renato Vercesi Mader

Comunicação, juventude e cidadania: consumo de redes sociais no contexto da Zona Leste de São Paulo

Everaldo Pereira 

Criança, comunicação e consumo: um estudo dos canais de brinquedo no Youtube

 

João Batista Nascimento dos Santos 

Vivendo em um corpo real e desejando formas ideais: a publicidade e o corpo não hegemônico no contexto neoliberal e a relação com as subjetivações conservadoras

Vitor Pachioni Brumatti

Olha o anúncio! A percepção dos atores envolvidos a respeito das leis e regulamentações da publicidade infantil e uma proposta para instrumentalização da sociedade para uma ação efetiva dessa regulamentação

Janiclei Aparecida Mendonça

A narrativa multidimensional: uma proposta de atualização e ruptura estrutural de séries de animação, a partir de hora de aventura

2019

Marcelo Rodrigo da Silva 

Caricaturas e mascotização política na Paraíba: estratégias do marketing e linguagem da publicidade infantil nas mídias de campanha eleitora

Rodrigo Scherrer

Comunicação e constituição identitária: inter-relações com os sentidos atribuídos às práticas de consumo de aplicativos para smartphones

 

Mayara Luma Assmar Correia Maia Lobato 

O consumo de memória dos invisíveis : representações e histórias de vida dos excluídos em iniciativas alternativas de comunicação

Amanda da Silva Pinto

Comunicar, mover e aprender: o movimento como eixo da linguagem e da aprendizagem (indisponível no repositório)  ​

Bárbara Regina Altivo

Rosário dos Kamburekos: espirais de cura da ferida colonial pelas crianças negras no reinadinho (Oliveira-MG)

Laura Nayara Pimenta

Processos Mobilizadores em Contextos Embaraçosos: a atuação dos agentes implementadores no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil no Vale do Jequitinhonha

Kátia Balduíno de Souza

A necessária epistemologia : o problema do objeto e a dispersão teórica do campo comunicacional 

Francisco dos Santos

O paradoxo da sustentabilidade ambiental na propaganda : trajetos de sentido e ciclos do imaginário

Gabriela Birnfeld Kurtz

"Respeita aí" : os discursos e a subversão das regras como manifestações de violência simbólica de gênero nos jogos digitais Dota 2 e League of Legends

Rogerio Pelizzari de Andrade

Rap, funk, pop internacional: percepções dos professores sobre as referências musicais dos alunos

Mariana Ferreira Lopes

A dimensão sensível da educomunicação: a contribuição da experiência estética ao campo de interface entre comunicação e educação no Brasil

Kátia Viviane da Silva Vanzini 

Portais da juventude e redes sociais: iniciativas de comunicação pública como meio de engajamento e participação

Luciana Pletsch Galhardi

A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web

2018

Dorama de Carvalho Miranda 

Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista

Edna Christine Silva

Dança na educação básica - uma análise da produção de conhecimento à luz da teoria corpomídia (indisponível no repositório) 

Sueli Ferreira Schiavo

Colonização do imaginário – influência da mídia eletrônica sobre crianças de 0 a 6 anos hiperexpostas às imagens técnicas

Angela Maria Farah

A criança em situação de rua na imprensa paranaense: a construção social nos deslocamentos semânticos

Luísa Guimarães Lima

Direito à comunicação e infância no Brasil: mudanças, conquistas e desafios


Aline Feijó Bianchini 

Famílias sem fronteiras: um estudo dos usos e apropriações de tecnologias de informação e comunicação por famílias com membros que vivem apartados 

Breno Maciel Souza Reis

Experiência de jogo como a afinação em uma tonalidade afetiva lúdica: Stimmung, LARGs e reencantamento do mundo no Ingress

Maria Clara Sidou Monteiro

Apropriação por crianças da publicidade em canais de youtubers brasileiros : a promoção do consumo no Youtube através da publicidade de experiência

Elisangela Rodrigues da Costa

Educomunicação e políticas públicas: estudo comparativo de educação midiática entre as redes municipais de ensino do Rio de Janeiro e de São Paulo

Maurício Nascimento Cruz Filho

A Educomunicação no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: aprendizagem em perspectiva

Mayra Fernanda Ferreira 

Infância (n)ativa: potencialidades de participação e cidadania às crianças na mídia digital

2017

Paulo Roberto Ferreira da Cunha 

American way of life : representação e consumo de um estilo de vida modelar no cinema norte-americano dos anos 1950

Marcelo Mocarzel

A educação como bem de consumo: discursos publicitários sobre a universidade e a juventude no Brasil


Renata Cristina de Oliveira Tomaz

O que você vai ser  antes de crescer? youtubers, infância e celebridade (indisponível no repositório) 

Alan Queiroz da Costa

Comunicação e jogos digitais em ambientes educacionais: literacias de mídia e informação dos professores de educação física da cidade de São Paulo


Claudio Messias

A epistemologia da educomunicação em aferição: por uma configuração do habitus do paradigma educomunicativo

Patrícia Guimarães Gil

Tamo junto - o argumento estudantil e sua gramática em uma arena de conflitos

Tauana Mariana Weinberg Jeffman

Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube