Ação
2020
Em 2020, mobilizados pela pandemia, atuamos em duas frentes: realizamos uma pesquisa etnográfica (em andamento), com crianças, no intuito de compreender a experiência da escola online nas séries iniciais, mais precisamente com crianças do 1º. E 2º. do Ensino Fundamental.
A pesquisa culminou numa pesquisa-ação junto a uma escola privada de Porto Alegre, com a qual atuamos para promover auxílio na composição de estratégias para a mediação online.

2019
Durante os seus primeiros seis meses, diferentes experiências foram desenvolvidas com crianças pelo LabGim. Como ação principal de testagem de referencial teórico, o laboratório realizou atividade experimental com cerca de 80 crianças do Centro Marista Aparecida das Águas, na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre/RS, sendo que, com 53 delas, foi possível promover contatos e trocas tanto no espaço físico do LabGim como em seus ambientes escolares.
Destacamos que foram protegidas a identidade e a imagem de todas as crianças participantes da pesquisa. Assim, as imagens capturadas por fotógrafas integrantes do LabGim são para fins de registro e análise interna do grupo e estão preservadas. As imagens compartilhadas aqui fazem parte do acervo, mas se apresentam em caráter meramente ilustrativo, respeitando o anonimato.
LINHA DO TEMPO
Ação Ilha dos Marinheiros
28 de maio de 2019
Incursão dos pesquisadores no ambiente escolar das crianças

12 de setembro de 2019
2 turmas de crianças (5-6 anos) em atividade no espaço físico do LabGim
2 turmas de crianças (7-8 anos) em atividade no espaço físico do LabGim
19 de setembro de 2019


28 de setembro de 2019
Contatos com crianças de 0-14 anos no ambiente escolar das crianças
Outubro de 2019
Identificação dos achados e avaliação dos resultados

Novembro de 2019
Apresentação e compartilhamento da experiência de testagem em Missão de Trabalho PUCRS Print, pela Profª. Drª. Juliana Tonin, no Cerlis, Paris V, Sorbonne
O LabGim atuou como convidado parceiro em duas outras ações (junho e dezembro), promovidas pelo o Grupo de Estudos Rede dos Sonhos, coordenado pelos professores da Escola de Direito Maria Regina Fay Azambuja e Mauro Fiterman, junto às crianças vinculadas ao Pão dos Pobres.